Secador Térmico de lodo
EM AÇO INOX 316L
O Grupo Pieralisi investe em soluções eficientes, confiáveis e inovadoras que atendam às necessidades de seus clientes e que estejam incondicionalmente em harmonia com o meio ambiente. Para suprir as demandas do mercado e preservar os recursos hídricos, a empresa busca, com critérios, reduzir o volume do lodo biológico e físico/químico gerados por mais de 15 mil clientes. Essas soluções oferecem uma secagem térmica que reduz o custo de descarte e o consumo de energia.
O Grupo trabalha considerando ser irreversível a tendência de diminuir cada vez mais o volume do lodo, por meio principalmente de sistemas de secagem térmica, capazes de desaguar o lodo até o percentual de 95%.
Neste sentido, a empresa se dedica a criar soluções para espessamento e desidratação de lodo gerado por efluente municipal e industrial, biomassas e plantas de tratamento de dejetos.
![separador-termico](https://pieralisidobrasil.pieralisidobrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/11/separador-termico.png)
A solução para minimizar ou até mesmo eliminar esse problema é o secador térmico Pieralisi – a alternativa tecnologicamente mais avançada e capaz de reduzir a quantidade de água no lodo para taxas que variam de 5 a 20%, realizando, ainda, a adequação sanitária do material e eliminando os patógenos. Depois de processado adequadamente, o lodo ganha valor comercial e pode ser vendido aos agricultores, reduzindo os custos operacionais das ETEs.
![sistema-acionamento](https://pieralisidobrasil.pieralisidobrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/11/sistema-acionamento.png)
A tecnologia oferecida pela Pieralisi tem como princípio a evaporação da água por meio de troca de calor por convecção. O lodo resultante chega a 95% de sólidos secos. O secador pode ter como fonte de energia o gás natural, GLP, óleo combustível, biossólidos, biomassa, biogás, gases de rejeito e vapor de água. Para as ETEs, recomenda-se a utilização de biogás gerado na própria estação.
A Pieralisi é um dos maiores fabricantes de secadores térmicos do mundo. O secador é totalmente automatizado e de fácil operação. Produzidos há mais de 20 anos na Espanha, são comercializados, com sucesso, nos seguintes países: Itália, Espanha, Estados Unidos, Turquia, Portugal, Marrocos, Grécia, Brasil e Argentina. No Brasil, os secadores da Pieralisi estão em operação em cinco ETEs no Rio de Janeiro: Betim (Copasa), Ilha do Governador, São Gonçalo, Pavuna e Sarapuí. A ETE Alegria (RJ) implantou uma Central de Secagem de Lodos provenientes de várias ETEs, utilizando biogás com capacidade de 9,0 ton/h de lodo processado.
Em relação à assistência técnica, em Louveira (SP), a Pieralisi tem um Centro de Serviços com equipamentos de alta tecnologia e equipe especializada.
VANTAGENS E CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE SECAGEM
Processamento de lodos de origem de tratamento primário, biológico, físicoquímico e resíduos agrícolas;
Menor área de implantação;
Construção totalmente horizontal;
Baixo custo de investimento e manutenção;
Câmara de combustão para múltiplo combustível (sólidos, líquidos e gasosos);
Devido a sua construção cilíndrica e ao movimento rotacional, o lodo seco tem o formato semelhante a esferas nas dimensões de 2 a 4 mm;
Retenção das partículas finas nos ciclones;
Sistema retrátil da câmara de combustão;
Lavagem dos gases para omissão correta conforme norma vigente.
![separador-termico-funcionamento](https://pieralisidobrasil.pieralisidobrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/11/separador-termico-funcionamento.png)